08-11-2019
Presidente do Coren-RN se reúne com Secretário Estadual de Saúde

Na manhã do último dia(05), a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN), Silvia Helena dos Santos Gomes, se reuniu com Secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia. A reunião teve como objetivo discutir e encontrar soluções para a melhoria do processo de trabalho dos profissionais de enfermagem no Hospitais do Estado, especialmente ao tocante do déficit e da segurança. Participaram da reunião a assessora de fiscalização, Valkíria Torres, e representantes do RH do Estado.

“Além da melhoria dos processos de trabalho, nosso maior objetivo é a valorização da enfermagem. A enfermagem é a maior força de trabalho dentro das Unidades de Saúde. Um trabalho de enfermagem bem estruturado, com respeito, ética, consequentemente, representa uma assistência em saúde melhor para a população”, destacou a presidente do Coren.

A presidente do Coren-RN levou ao secretário, em especial, demandas do Hospital Dr. João Machado, do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e Hospital Dr. Ruy Pereira, no qual foram identificados problemas críticos nessas pela fiscalização do Coren-RN. 

O secretário reafirmou as dificuldades financeiras por qual atravessa o estado, mas acordou alguns pontos como o reforço da segurança no Hospital Dr. João Machado, uma readequação do dimensionamento dos profissionais de enfermagem nos serviços com remanejamento dos recursos financeiros para nomeação de novos servidores. Com relação ao Hospital Dr. João Machado informou que assumiu uma nova direção que já vem efetuando algumas mudanças na gestão do cuidado resultando na melhoria da ambiência institucional.

Silvia Helena destacou a disponibilidade do Coren-RN para parcerias com o Estado em ações em benefício da população e da enfermagem. Umas dessas iniciativas discutidas, foi uma parceria com a secretaria para o empoderamento da enfermagem no tratamento da sífilis, que avança em nosso Estado.