23-04-2020
Coren-RN promove visita técnica ao Hospital de Campanha de Natal

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (Coren-RN) promoveu, na manhã desta quinta-feira (23), visita técnica ao Hospital Municipal de Campanha do Município de Natal para verificar o fluxo da assistência de enfermagem do hospital em relação à pandemia da Covid-19. Participaram da visita a presidente do Coren-RN, Silvia Helena Gomes, o conselheiro secretário, Flávio Guimarães, e a enfermeira fiscal, Tacila Oliveira.

A diretora técnica do Hospital, Enfermeira Sormânia Trindade, recebeu os representantes do Coren, apresentando como será o funcionamento do Hospital de Campanha.  Uma das preocupações atuais do Coren-RN é com a capacitação e preparação da equipe de enfermagem para atuar no combate da Covid-19. Trindade apresentou o planejamento do município para promoção dessas capacitações.

Inicialmente estão previstos 98 leitos de enfermarias e 20 leitos de UTI.  A inauguração do hospital está prevista para a próxima segunda-feira(27). Foram inspecionadas a recepção, as enfermarias, os leitos de estabilização, o posto de enfermagem, sala de estar da enfermagem, refeitório, o repouso da enfermagem e o local onde será implantada a UTI, que, ainda, tem previsão de entrega em 15 dias.

Uma das grandes preocupações da presidente do Coren-RN é com a qualificação para colocação e retirada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). “Temos percebido, em todo o Brasil, que o momento de maior risco de contaminação dos profissionais de enfermagem é no momento da retirada dos EPIs. Precisamos além de estar bem equipados, termos locais adequados e treinamento para retirada dos EPIs evitando contaminação”, afirmou a presidente.

Durante a visita a Enfermeira Fiscal do Coren-RN, além de realizar orientações, preencheu o levantamento situacional referente aos riscos da Covid-19 para os profissionais de enfermagem, a disponibilização de EPIs e as condições de trabalho para a classe. Esse levantamento é encaminhado para o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) que acompanha em todo o Brasil a situação da enfermagem nas unidades de saúde frente a pandemia do novo Coronavírus.

Visitas Técnicas

Desde o dia 30 de março, o Coren-RN já realizou 43 visitas técnicas em unidades de saúde de Natal, região metropolitana e municípios do interior do estado para levantamento situacional relacionados aos riscos para Covid-19, conforme a orientação do Cofen nesse momento de pandemia. Além das visitas agendadas, o setor de Fiscalização está atendendo à denúncias referentes a falta ou inadequação de EPIs para os profissionais de Enfermagem.